Jaqueta de couro do personagem Wolverine

Jaqueta de couro do personagem Wolverine

Cuidados com a sua jaqueta de couro

O couro é um material nobre, atemporal, confortável e de personalidade, especialmente em roupas e jaquetas de couro masculinas; e quando você sabe cuidar direito ele pode durar muito tempo. Cortes e rupturas no couro permitem a entrada de água e outros líquidos sendo os principais danos que podem estragar sua peça, mas existem algumas medidas simples que você pode tomar para manter todas as suas jaquetas de couro sempre novas e com aquele cheirinho agradável.

Aplicar um bom protetor específico para o couro periodicamente é indispensável. Um bom umidificador, ou condicionador, de tempos em tempos também ajuda, assim como saber lavar a suas peças da maneira correta. Veja nossas dicas para limpar aqui e nossas dicas para conservação aqui também.

Limpando jaqueta de couro com esponja

Os cuidados devem começar no momento em que a peça chega à sua casa; a grande maioria das jaquetas de couro hoje em dia já são precondicionadas, ou seja, já vem com o protetor aplicado, mas mesmo assim você deve aplicar uma camada de protetor de couro para manter a sua peça à prova de água. Essa camada de protetor deve ser retirada periodicamente e substituída por uma nova.

Quando você for comprar o protetor de couro, compre um específico para couro de vestimenta, pois existem protetores específicos para couro de estofados e móveis no mercado também, entre outros. O ideal também é que você encontre um protetor que não possua óleo ou ceras na fórmula, para não obstruir os poros do couro da sua roupa; aquela aparência de couro velho, com rugas e arranhados, acontece quando o couro não “respira” direito.

Escovas de dentes infantis
Se você molhar sua jaqueta de couro ou derrubar algum líquido nela que precise ser limpo, o primeiro passo é usar uma escova delicada (como uma escova de dentes infantil) para remover com cuidado o excesso do líquido que sujou a sua jaqueta. Mas tome muito cuidado, porque uma escova dura ou uma mão pesada podem danificar o couro ainda mais! Após retirar o excesso, aplique água quente com um pouco de sabão na área, usando uma esponja delicada. Com a esponja já com a água e o sabão limpe a área gentilmente.

Depois de fazer isso, ou caso você só tenha tomado uma chuva ou tenha derrubado água, deixe a peça secar de maneira natural em um local com temperatura ambiente, longe de secadores, ventiladores e aquecedores de qualquer espécie. Outra maneira de secar o couro, que pode ser até melhor dependendo do caso, é deixar a peça secando sobre uma toalha, para absorver qualquer liquido. O importante mesmo é não usar nenhum aquecedor ou ventilador, que podem ressecar e deformar o couro.

Jaqueta e condicionador de couro
Seja qual for a técnica de secagem que você escolher, quando o couro estiver quase completamente seco, aplique uma camada de condicionador de couro ou umidificador de couro sobre a peça, e quando o couro estiver completamente seco, aplique uma camada do protetor de couro de vestimenta.

Lembre-se de que o couro pode sofrer danos irreparáveis quando entra em contato com líquidos, então tome muito cuidado quando a sua jaqueta molhar e siga esses passos logo que o acidente acontecer, para evitar maiores danos à sua peça.

O tempo muito seco também não é amigo do couro, então se você vive ou está indo viajar com a sua jaqueta de couro para uma região seca, lembre-se de levar seu condicionador de couro com você e aplicar freqüentemente para evitar que o couro comece a ficar quebradiço.

Locao para cuidar do couro

Locao para cuidar do couro

As pessoas quem vivem ou vão viajar com suas jaquetas de couro para regiões úmidas também devem tomar cuidados, mas para manter a peça impermeável procurando os produtos específicos. Sempre reaplicar um bom protetor para couro de vestimenta é importante, assim como manter sua peça condicionada com um bom condicionador de couro também é aconselhável. Tomar cuidado quando o couro se molhar e saber o que fazer para secá-lo é indispensável, mas o protetor e o condicionador garantirão que sua peça se mantenha seca e flexível em todas as circunstancias. Assim sua jaqueta vai durar muito mais!

As jaquetas que são feitas em couro veludo (suede) ou couro Nubuck também necessitam de cuidados periódicos. É aconselhável escovar esses materiais para manter os poros do couro lisos e alinhados.

Lavagem de jaqueta profissional
Se você usa sua jaqueta de couro com muita freqüência, é interessante considerar levá-la para uma limpeza profissional de tempos em tempos. Profissionais possuem ferramentas e equipamentos específicos para limpar o couro de maneira profunda e eficaz, além de poderem consertar pequenos problemas de costura, botões e zíperes que costureiros comuns não conseguiriam arrumar com a mesma precisão, já que o couro é um material delicado e difícil nesse aspecto. Esse cuidado especial pode renovar o look da sua jaqueta e manter o couro flexível e parecendo novo por muito mais tempo.

E por ultimo um detalhe muito importante, mas que muita gente se esquece: qual é a melhor forma de guardar a sua jaqueta de couro? A melhor maneira de guardar a sua jaqueta de couro é pendurada em um cabide acolchoado, pois os de madeira ou plástico podem deformar o couro, deixando marcas que quando não são permanentes, são muito difíceis de ser retiradas, mesmo por profissionais.

Cabide Alcochoado

Cabide Alcochoado (não precisa ser de coraçãozinho não)

Como já dissemos, o couro da sua jaqueta precisa respirar, então não guarde sua peça em sacolas plásticas ou de qualquer material que não possua poros e não permita a troca de ar. Se você precisar guardar sua peça de couro em uma sacola plástica para viagens, deixe a sacola um pouco aberta para que haja ventilação, ou então dê preferência para aqueles modelos de sacolas que já vêm com buraquinhos. Existem várias opções no mercado de sacolas específicas para viagem que foram pensadas para que suas roupas respirem.

E nunca, nunca mesmo, guarde sua jaqueta de couro masculina dobrada, pois além de causarem marcas no couro que se não forem permanentes também podem ser muito difíceis de retirar mais tarde, o fato de estar dobrado não permite que toda a superfície do couro respire de maneira adequada! Isso faz com que a umidade, mofo (veja aqui este vídeo de como remover mofo) ou a secura do ar tomem conta da peça inteira e deteriorem o couro aos poucos, e você só vai perceber quando for época de tirar as roupas de frio do armário e já for tarde de mais pra salvar o seu couro!

Clique aqui para ver diversos modelos de jaquetas e casacos de couro à venda com preços imperdíveis
Clique aqui para retornar à página inicial