George Clooney com Jaqueta de Couro

Dicas de como limpar a sua jaqueta de couro masculina

Manter nossas jaquetas de couro limpas é essencial, no entanto, por geralmente se tratar de uma roupa com o preço um tanto elevado, muitas pessoas ficam receosas de fazerem a limpeza e acabam procurando ajuda para realizar tal limpeza.

Se você quer saber como limpar a sua jaqueta de couro, você está no lugar certo. Abaixo fizemos um guia de como limpar e remover as manchas e problemas mais comuns que podem aparecer na sua vestimenta.

Aconselhamos que você confira antes este nosso outro guia aqui, de como conservar a sua jaqueta de couro masculina, pois traz também dicas importantes para manter a sua vestimenta sempre com a aparência de nova e sem odores.

Odores em jaquetas de couro masculinas
Se você utiliza muito a sua peça, é bem provável que em algum momento você irá sujar a sua jaqueta, ou manchas e trincados no couro irão aparecer. Por isso, é necessário saber a maneira correta de remover estes efeitos de nossas jaquetas de couro masculinas sem danificar o couro das mesmas.Veja abaixo um guia para limpeza das manchas e sujeiras mais comuns.

Instruções Gerais para Limpeza de Jaquetas de Couro

Limpando couro com pano

-> Inicialmente é vital ressaltar que em se tratando de limpeza de manchas em jaquetas de couro é necessário sempre utilizar um pano limpo de tecido absorvente ou de papel (como aqueles papéis toalhas de cozinha). Sempre também faça a limpeza da parte mais exterior da mancha para a parte mais central. Fazendo tal, você evita de deixar traços e vestígios da limpeza na sua peça.

-> Para retirar as manchas como suor (comumente presentes no colarinho e nas axilas) ou aquelas manchas de canetas esferográficas, lixe com bastante cuidado a parte interna com uma lixa de unha (utilizando a parte menos áspera) ou lixe, também com cuidado, utilizando uma lixa de madeira número 120.

-> Todas as vezes que você realizar uma limpeza na sua jaqueta de couro, finalize o processo escovando a parte interior com uma escovinha bem macia.

-> Por fim, guarde a sua jaqueta com a parte do couro virada para dentro (do avesso), isto garante que o mesmo não sofrerá descoloramento devido à exposição à luz.

Manchas de Bebidas ( café, água, leite, refrigerante e álcool)

Cerveja Derramada

Siga as intruções gerais acima utilizando um pano molhado em água.

Em casos aonde houver a necessidade, utilize também uma solução de sabão neutro para umedecer o pano. Tais soluções podem ser um shampoo para bebê ou uma solução branda de amônia caseira (5%) em água.

Manchas de Sangue

Mancha de Sangue em Couro

Para limpar as manchas de sangue em sua jaqueta de couro masculina, siga as mesmas recomendações citadas acima, e acrescente os seguintes passos:
Adicione 25g (colher de sopa) de sal à 200ml de água( um copo) e faça uma solução desta mistura. Com esta mistura feita, adicione-a ao seu pano e esfregue levemente a área manchada, e a deixe secar.

Após essa limpeza inicial, utilize uma solução de amônia caseira (5%) em água e limpe a mancha de sangue na sua jaqueta.

Manchas de Suor

Utilize dos mesmo passos para as manchas de bebidas, utilizando apenas água e uma solução neutra, como um shampoo para bêbe.

Rachaduras e trincas no couro

Jaqueta de Couro com marcas e manchas

Evite o ressecamento do couro da sua jaqueta aplicando suavemente um pouquinho de óleo, glicerina ou graxa incolor (como aquelas para sapatos).

Manchas de Poeira

Escove com cautela e delicadeza e com um pano seco esfregue toda a área manchada. Pode-se considerar também o uso de uma esponja para lavar vasilhas. Se mesmo assim a manchar não sair, utilize uma solução neutra como o shampoo para bebê ou uma solução de amônia caseira (5%) em água.

Jaqueta preta com couro com marcas e trincado

Uma vez que toda a sua peça estiver seca, passe em sua jaqueta de couro um hidradante de couro, que em sapatarias pode ser facilmente encontrado. Idealmente, este hidrante específico para couros é a melhor opção para o couro da sua vestimenta, mas se caso você não o encontrar, utilize um hidratante para o corpo que você (ou a sua mulher) possuir em casa mesmo, mas preferencialmente da cor branca e com a ausência de uma essência forte. Passe esse hidratante em todo o couro da sua jaqueta, para deixá-lo bem macio, protegido e com uma belo aspecto de novo.

O ideal para manter uma jaqueta de couro masculina com uma boa aparência e couro com cara de ‘vivo’ é procurar limpar e hidratar a mesma entre 3 e 4 vezes ao ano (se você a usa bastante). Nunca também se esqueça de tirar a sua jaqueta de couro do guarda-roupas e pô-la para tomar um ar, pois os poros do couro da mesma necessitam desta ventilação para manter o couro sem trincas e marcas e com ares de novo.

Veja aqui quais cuidados você deve ter com a sua jaqueta de couro para conservá-la nova por mais tempo
Clique aqui para retornar à página inicial