Dicas e cuidados para conservação de seus casascos de couro (vídeo no final)

Jaqueta de Couro Masculina Look

Todos nós sabemos que uma boa jaqueta de couro não sai por poucos reais. Por isso é ideal para qualquer homem saber ao menos o mínimo de como cuidar dessa peça na qual muitas vezes nos apegamos tanto!
Apesar das jaquetas de couro de qualidade serem bastante resistentes e poderem durarem vários anos à fio, é sempre bom ter em seu arsenal umas dicas básicas para manter a sua jaqueta sempre com um aspecto novo e conservado e também para mantê-la sem aqueles odores que muitas vezes ‘pregam’ no couro.

Jaqueta de Couro Marrom

Apresentaremos nesse artigo, algumas dicas de conservação para a sua Jaqueta de Couro Masculina, para que a mesma dure, muitos e muitos anos. Também apresentaremos para você alguns truques e dicas para limpeza dessa peça de couro.

Conselhos para a conservação do couro da sua jaqueta

Jaqueta de Couro Brilhante e conservada

Guardar a sua peça de forma ideal pode deixar o couro da mesma sempre com aspecto bem vivo por vários anos. Por isso, saber como guardar a sua peça é o primeiro passo para uma conservação ideal, ainda mais para uma peça que pode passar vários meses do ano em um guarda-roupas.
– Logo, guarde sempre a sua jaqueta em local ‘seco, fresco e arejado’ e nunca a dobre, ou a amasse. Preferencialmente, pendure-a em um cabide alcochoado, pois este evita que o couro da peça seja marcado (trincado) pelo contato.

Marcas no Couro

Marcas no Couro, ou couro trincado

– Se por um acaso, você desejar passar a sua jaqueta de couro, use o ferro na temperatura de 80° graus celsius e NUNCA, NUNCA mesmo, coloque o ferro em contato direto com o couro da peça. Sempre coloque um pano de tecido sobre a vestimenta, e depois, passe o ferro sobre o pano. Então, se for você, sua esposa, mãe ou empregada, que for passar a sua jaqueta, muito cuidado neste processo. Avise sempre a pessoa que for passá-la destes passos, para evitar futuros remorsos…

Jaquetas de Couro Mofadas

– Outra dica de conservação é nunca deixar a sua jaqueta guardada dentro de um saco plástico. O couro como é de origem animal, necessita de ar para fazer com que o seus poros respirem. Por isso, se você deixar a sua jaqueta dentro de uma sacola plástica, é bem provável que o couro da sua peça irá mofar. Evite ao máximo isto, mas se você realmente tiver que levar a sua peça em um saco, como por exemplo ao viajar, procure levá-la naqueles sacos que possuem furinhos, pois os mesmo ajudam na ventilação também.

Jaqueta de Couro com mofo

– Eventualmente podem surgir manchas de mofo na sua jaqueta de couro masculina, se as mesmas surgirem (siga sempre as dicas acima para evitar mofo), pegue um pano e adicione um POUCO de água ao mesmo e limpe a mancha aonde o mofo se encontra. (Confira o vídeo ao final para mais dicas na remoção do mofo da sua jaqueta de couro).

Após ter retirado a mancha de mofo com o pano semi-úmido, leve a sua peça para secar ao sol AMENO (nada de deixá-la sob o solão de 40 graus!) por alguns minutos e logo a retire de lá. Sempre(!) também coloque um pano sobre a vestimenta para evitar que o sol cause descoloramento no couro da sua peça.

Mofo em Jaqueta

– Caso você tome chuva, ou a sua jaqueta tome sereno, ou seje alvo de umidade, deixe-a para secar em temperatura ambiente, nada de colocá-la na máquina de secar ou colocá-la para tomar um banho de sol. Proteja o couro da mesma, nunca o expondo a uma fonte direta de calor.

– Manchas leves em sua jaqueta de couro devem ser retiradas com um pano de tecido com um pouquinho de água. Nada de detergentes, álcool, óleos e produtos de limpeza no couro da sua peça.

Limpando couro com pano

– Idealmente o couro das jaquetas de couro não foram feitos para serem lavados. No entanto, se acaso você não tomou os cuidados devidos, ou se realmente necessita lavar a sua peça, sempre leve-a ao serviços de limpeza profissionais especializados. Como você, raramente irá lavar (se mesmo lavar) a sua jaqueta, não compensa economizar nesta hora, procure um serviço profissional de qualidade para não correr o risco de causar danos irreversíveis ao couro da sua peça.

Lavagem de jaqueta profissional

– Se você utiliza peças claras por baixo da sua jaqueta de couro, muito cuidado, pois o corante do couro pode ser transferido para a sua roupa de tonalidade clara. Por isso, evite o contato direto entre o couro da sua jaqueta e a sua vestimenta de cor clara.

– Uma outra dica é evitar vestir a sua jaqueta de couro diretamente sobre o seu corpo. Isto é devido ao couro poder começar a absorver o óleo emitido pelo nosso corpo, o que não é nada bom para a sua peça.

– Por último, como já mencionamos, o couro precisa de ventilação para os seus poros poderem respirar, então SEMPRE deixe a sua jaqueta em um local bem arejado. Se você quer realmente conservar esta peça tão valiosa, nada de deixá-la esquecida dobrada em uma sacola plástica naquala porta superior do seu guarda-roupas, beleza?!

Confira abaixo este vídeo com dicas de como tirar (remover) o mofo do couro da sua jaqueta:

Clique aqui para ver como limpar a sua jaqueta de couro
Clique aqui para retornar à página inicial